
Um breve relato
A nossa história
O Projeto Escuta o Cheiro iniciou em 2008 como um projeto mensal que resgata o formato das rodas de samba de fundo de quintal, fora de locais públicos e por meio de grupos de samba e bambas convidados que recebem músicos e cantores especiais para cada edição. Acompanham pratos de baixa gastronomia, uma natureza exuberante, e uma recepção calorosa da equipe da casa. O Samba de Raiz acontece sempre no terceiro domingo do mês das 12h00 às 18h30m.
Em 2016 foi criado e aplicado o Projeto Forró do Escuta, o qual investimos no resgate da cultura popular, valorizando os músicos tradicionais, sem projeção artística para a grande mídia e que acontece no primeiro domingo do mês.
Os Eventos agregam uma culinária que desperta uma riqueza de sensações para o paladar de sabores diversos. Essa culinária tem inspiração em pratos tradicionais da cozinha caipira, quilombola e tradicional familiar. O Escuta o Cheiro recebeu o Certificado de Excelência reconhecido com o selo de recomendação do Restaurant Guru, um dos sites de gastronomia mais populares do mundo, com mais de 30 milhões de usuários por mês.
O Projeto Escuta o Cheiro recebeu em 2018 o “Diploma Noel Rosa” pela Câmara municipal de Campinas. Homenagem à história e vivência do Escuta o Cheiro no samba da cidade!
Em 2023 o Escuta o Cheiro foi reconhecido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Cultura, como sendo Ponto de Cultura. E foi agraciado pelo Edital de Fomento 02/2023 – Audiovisual. Ação cultural apoiada com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Em 2024 Marcio Belardini recebeu da Câmara Municipal de Campinas o “Diploma de Mérito Cultural “Guilherme de Almeida” por sua colaboração à cultura de Campinas.