Roda de Samba de Fevereiro

fevereiro 17, 2016 admin Uncategorized 0 comments

Salve Salve gente boa do Escuta o Cheiro!

Foram bem de carnaval? Acho que os frequentadores do nosso quintal estavam mais pra turma da folia que pra turma do descanso, né?

Mas como folia pouca é bobagem, mal passou a quarta de cinzas a gente já tem mais festa e mais samba: domingo é dia de Escutar esse cheiro!

E os meninos do Sinuca de Bico, banda residente aqui do nosso quintal vai – como sempre –  botar pra quebrar e tocar aqueles sambas de raiz que a gente ama. E dessa vez eles trazem, como convidada da roda, ninguém mais, ninguém menos que a primeira dama do samba Campineira: Aureluce Santos.

12548871_1037386806305117_5316772575145687870_n

Dona de um vozeirão potente, Aureluce surgiu no cenário musical em 2000, e desde 2004 tem sua banda própria. A gente fica extremamente lisongeado de recebe-la aqui no nosso quintal, pra cantar os grandes nomes do samba, como Noel Rosa, Clara Nunes e Dona Ivone Lara.

E na cozinha? Dessa vez nossas “Tias da Cozinha” fizeram, junto com a sua convidada, uma viagem gastronômica para a Espanha.

A Rita Cortado, nossa convidada, é neta de uma espanhola, que cuidava dela desde que pequenininha. Para não tirar os olhos da neta, ela colocava a Rita em um banquinho ao lado do fogão e foi ensinando a pequena a cozinhar. Deu no que deu, né?

 

Rita Cortado

 

A gente sempre conversa com as nossas convidadas, e aqui segue uma das histórias que ela contou pra gente, nas palavras dela mesma: “(…)Para completar, lá também morava minha tia Lela, boleira de mão cheia que há época fazia os  bolos mais disputados para bodas em Campinas. Em uma ocasião, estava ela às voltas com um Bolo Colchão de Noiva para um casamento de figurão campineiro..e lá pelas tantas, depois de assados mais de 40 tabuleiros….já na montagem…venho eu correndo…tropeço nos pés da cadeira e ao me apoiar na mesa para não cair, caem os bolos…lógico que isso me rendeu um belo castigo…tive que ficar sentada em uma cadeira até que todos os bolos fossem refeitos…e aprendi que cozinhar pode e deve ser divertido, mas brincadeiras na cozinha nem sempre tem um final feliz.”

Mas muito bem, o que teremos de gostoso? Hmmmm, veja só o que vai no tal do Arroz com Cerdo da Rita, que dizem as boas línguas é de lamber os beiços:

Arroz com Cerdo

1 kg de lombo cortado em files de 1 cm.
1 kg de arroz parbolizado
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
Sal
Pimenta dedo de moça
1 kg de limão
4 cabeças de alho
4 cebolas
1 pcte de ervilha congelada
Salsinha a gosto
Modo de preparo :
Temperar os filés de lombo com pelo menos 2 dias de antecedência em vinha d’alho conforme receita abaixo:
Para cada kg de lombo espremer 3 limoes. ..1 cabeça de alho amassada..1 cebola batidinha…sal e pimenta a gosto… se gostar pode juntar um calice de vinho branco seco . Conservar em geladeira.

Para a preparação final:
Selar todos os filés de lombo até estarem corados (sem queimar) e reservar.
Na mesma panela refogar 1 cabeça de alho amassado e 2 cebolas gde batidinhas… Juntar o 1 kg de  arroz parbolizado. ..deixar dar uma fritada …voltar os filés com o caldo da vinha d’alho. Colocar os pimentões (2) vermelho e amarelo em tiras finas…2 lts de água morna para cada kg de arroz…e por último as ervilhas congeladas ( 1 pacote pequeno ) Tampar e cozinhar em fogo médio  até o  arroz estar cozido.
Ajustar o sal e a pimenta durante o cozimento a gosto.
Servir com uma fatia de limão, uma fatia de pimenta dedo de moça  e salsa picadinha.

 

Serviço:

Dia 21 de Fevereiro

Das 12h00 as 18h00

Entrada: R$ 20,00 (comidas e bebidas pagas a parte)

 

 

 

Sorry, the comment form is closed at this time.