Ressaca de Carnaval

fevereiro 14, 2013 Projeto Escuta o Cheiro Uncategorized 0 comments

Salve Salve, gente boa!

Eis que a quarta-feira de cinzas chegou, pra terminar com a festa mais bonita do ano. Chegou a hora de guardar a fantasia, se desvincilhar da serpentina, tirar o confete que teimou em ficar preso no cabelo. Como dizem muitos por aí, um feliz ano novo brasileiro pra vocês!!

Mas sem motivo pra ficar triste, que carnaval é uma vez por ano, mas a nossa festa é uma vez por mês! E esse Escuta o Cheiro vai ter gostinho de ressaca (ou seria continuação?) de carnaval!

E a gente tem um orgulho imenso de homenagear neste domingo o Sr. Nelson Fidelis, da Velha Arte do Samba!

Quem não conhece esse senhor que encanta a todos com a sua alegria e elegância nos sambas da nossa cidade? Com mais de 40 anos de carreira, o Sr. Nelsinho já cantou com gente bamba, do naipe do Jamelão e do Noite Ilustrada, viu só? E ainda ganhou destaque no antigo programa do Chacrinha. Então vem com a gente homenagear um dos maiores sambistas de Campinas?

E na cozinha, tem convidado? Tem sim senhor!

Quem vai ajudar a gente a forrar a barriga desta vez é a Alessandra Capivilla Macioni, a querida Bina. Essa coordenadora de RH, que sonha em conhecer a Italia contou pra gente que aprendeu a cozinhar com a D. Adelina, sua avó. Aquela história que muita gente conhece: a mãe da Bina, a D. Luiza, trabalhava fora e deixava as filhas sobre o olhar atento da avó. Só que avó é assim mesmo, deixa as netas fazerem de tudo, inclusive brincar de bater panela na cozinha!
E ela vai preparar uma carne de panela, receita original da D. Adelina.
Aos costumes:

Carne de Panela da Vó da Bina

Ingredientes:
2kg de peito de boi ou palheta
6 dentes de alho
1 colher de vinagre
1 colher de óleo
Molho de pimenta vermelha e pimenta do reino à gosto
Sal à gosto
2 colheres de óleo para fritar a carne.

Modo de preparo:
Tempere a carne com o alho, o vinagre, as pimentas, o sal e o óleo e reserve por meia hora até pegar o tempero. Aqueça uma panela, coloque 2 colheres de óleo e sele a carne de todos os lado até que fiquem dourados. Cubra com água fervente e deixe reduzir até que sobre somente um caldinho no fundo da panela. Veja se a carne esta macia e desfiando.
Pronto. É só cortar e servir com arroz branco e a farofa encrementada.

Farofa Encrementada

Ingredientes:
400gr farinha de mandioca flocada
100gr farinha de milho
50g de bacon picado em cubinhos
1 cenoura ralada
1 cebola picada
3 dentes de alho picado
1 lata de milho
1 lata de ervilha
2 ovos cozidos e picados
1 colher de azeite
1 colher de azeitonas picadas
Meio maço cheiro verde à gosto
sal à gosto
molho de pimenta à gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o bacon picado e deixe fritar, e reserve.
Na mesma panela, coloque o azeite, acrescente a cebola e o alho e deixe refogar, acrescente a cenoura ralada, o milho, a ervilha, tempere com sal e o molho de pimenta e refogue um pouquinho. Acrescente a farinha de mandioca e farinha de milho aos poucos para que não fique muito seca, acrescente os ovos cozidos e a azeitonas picadas, salpique o cheiro verde.

Vai perder? Não vai né?

Então é isso minha gente! Todo mundo aqui no nosso quintal, domingo dia 17 a partir do meio dia! A gente promete receber vocês de braços  abertos com muito Alalaô!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *